- JUSTIFICATIVA
Quais os limites entre lixo e arte?
Será que estamos chamando de lixo algo que ainda tem muito a oferecer? A reflexão é tema do projeto que uniu dois grandes artistas: um artista plástico renomado e atual e outro, antigo, escritor cabo-friense, discriminado: Vik Muniz e Teixeira e Souza.
A arte de Vik Muniz, reconhecida mundialmente destacou-se pelo uso de materiais inusitados na composição de imagens, como açúcar, chocolate, barbante, ou materiais reutilizados, saído de lixões.
Já Teixeira e Souza foi vítima da crítica impiedosa durante anos e agora merece que a justiça seja feita e que os alunos e alunas tenham acesso a sua obra, pois ele tem lugar em nossa história como o primeiro escritor brasileiro de romance, criador do gênero no Brasil.
Unir esses dois grandes personagens num trabalho de reaproveitamento de materiais, faz-nos pensar também sobre o problema do lixo. A solução não é simples, mas podemos começar a reciclar e aprender !
Com essas ideias na cabeça demos início à pesquisa desses dois grandes nomes para retratar a obra de Teixeira e Souza sob influência da arte de Vik Muniz.
PÚBLICO ALVO
Alunos e alunas do 5º ano da E.M. Antonio da Cunha Azevedo.
OBJETIVOS
- Conhecer o Livro: “O filho do pescador” e trazê-lo para perto dos pequenos cidadãos que vivem em sua terra natal;
- Recriar as cenas de cada capítulo do livro inspirados na técnica do reaproveitamento de Vik Muniz;
- Ampliar e divulgar o livro de Teixeira e Souza, O Filho do Pescador;
- Apreciar a arte através da imagem produzida pelo artista Vik Muniz;
- Transformar em útil o que se tornou inútil, ou tornar o velho em novo trabalhando a sensibilidade artística em nossos alunos e alunas.
ETAPAS DA ATIVIDADE/METODOLOGIA:
Pesquisa: Serão feitas pesquisas sobre os dois artistas envolvidos no projeto: Teixeira e Souza e Vik Muniz.
Leitura: Será feita a leitura do livro e recontado aos alunos e alunas do 5ano.
Seleção de Cenas: Em cada capítulo será destacada uma cena para criação da imagem do mesmo.
Fotografia: Os alunos e alunas serão escolhid@s para comporem a cena destacada de cada capítulo. As fotografias serão feitas de acordo com o figurino, objetos e cenário observados nas cenas.
Criação de painéis : Com a utilização do data show reproduziremos as fotografias em grandes painéis, retirando apenas o essencial na tela para o trabalho de colagem.
Seleção de materiais reaproveitáveis: Serão selecionados materiais reaproveitáveis (tampinhas, sacolas, embalagens, etc) para a composição dos painéis.
Confecção dos painéis: Alunos e alunas farão a colagem dos diferentes matérias reaproveitáveis nas cenas reproduzidas nos painéis.
Fotografia final: Ao término das cenas, fotografaremos mais uma vez as cenas, desta vez com os materiais já fixados nos painéis para finalizarmos o trabalho.
AVALIAÇÃO
Ao final da atividade, será feita uma avaliação com os alunos e professores sobre o trabalho desenvolvido através de questionário online a ser produzido pela multiplicadora tecnológica. Este instrumento servirá para a criação de tabelas a serem trabalhadas pela professora de turma em sala de aula.
APRECIAÇÃO CONCLUSIVA
Esperamos que o nosso trabalho sirva de incentivo à leitura da obra do escritor cabo-friense, Teixeira e Souza e que a reutilização de materiais considerados inúteis possam dar a cada um de nossos alunos e alunas novo olhar sobre eles, pois a arte pode e deve ser encontra em todas as partes.
BIBLIOGRAFIA
Artigos acessados em 11 de março de 2012:
Souza, Teixeira e. O Filho do Pescador, ed...
http://vejasp.abril.com.br/revista/edicao-2201/lixo-extraordinario-de-vik-muniz-em-aterro-sanitario
Nenhum comentário:
Postar um comentário